Agora é possível solicitar o seguro-desemprego pela internet saiba como

Blog

Agora é possível solicitar o seguro-desemprego pela internet saiba como

O COMPARECIMENTO AO POSTO SINE AINDA É NECESSÁRIO, MAS A MAIORIA DOS PROCEDIMENTOS SERÃO REALIZADOS VIA INTERNET

Agora, o procedimento para resgatar o seguro-desemprego será realizado de forma mais eficiente. Antes, o solicitante precisava agendar um horário no posto Sine – Sistema Nacional de Emprego, preencher um formulário impresso e, em seguida, entregava a documentação. Somente após este processo, tinha início o prazo de 30 dias para o receber o seguro-desemprego.

O preenchimento deste formulário, que levava maior tempo neste processo, pode ser realizado via internet e em seguida já começam a ser contados os 30 dias de prazo para receber o benefício.

O comparecimento ao posto Sine ainda é necessário para evitar fraudes, porém o atendimento será mais rápido.

Confira passo-a-passo da nova maneira de garantir o benefício:

CADASTRO NO SITE EMPREGA BRASIL:

A solicitação do seguro-desemprego será pelo site Emprega Brasil
O trabalhador fará o seu cadastro no site e seguir os procedimentos:
• Após o cadastro, o colaborador terá acesso à página cidadão.br e será autenticado no site
• O interessado irá preencher informações pessoais que serão confirmadas no Cadastro Nacional de Informações Pessoais (Cnis).
• Após ser afirmada a veracidade das informações, o interessado responderá cinco perguntas referentes ao seu histórico laboral, sendo imprescindível estar com sua carteira de trabalho neste momento para acertar as perguntas, pois em caso de perguntas respondidas com dados incorretos, o trabalhador terá de aguardar 24 horas para recomeçar este processo ou poderá acionar a central 135 do INSS para auxílio.
• Ao acertar as perguntas, o trabalhador terá acesso a uma senha provisória a qual em seu primeiro acesso será trocada.

ACESSO AO EMPREGA BRASIL:

Depois de efetuado o cadastro no site do Emprega-Brasil, o trabalhador deverá clicar na opção “Solicitar Seguro-Desemprego”. Neste momento, ele preencherá o mesmo formulário que era oferecido no Sine.

• Dentre as páginas do formulário, o colaborador poderá incluir informações sobre suas qualificações profissionais e acadêmica.
• O acesso às vagas de emprego e aos cursos de qualificação também estão disponíveis na página, bastando afirmar o interesse pelas oportunidades disponíveis e ao finalizar, confirmar a solicitação do seguro-desemprego.
• O passo final é o comparecimento ao posto Sine para aprovação e liberação das parcelas, que já estarão em andamento após o cadastro realizado pela internet.

Confira, com mais detalhes, os passos explicados anteriormente com ilustrações, clique aqui.

Acompanhe nossas redes sociais estamos no Facebook e no Instagram.

Se você tem alguma dúvida sobre esse post, me envie um comentário.

Abraço a todos e até a próxima.

Cintia Lima

Cintia Lima

Cintia Lima Advocacia e Assessoria Jurídica desenvolve um serviço personalizado atendendo às necessidades específicas de cada cliente, com soluções adequadas para atingir os objetivos que almejam. 

Abrir chat
Olá. Qual é a sua dúvida?

Envie uma mensagem, responderemos imediatamente de segunda à sexta das 9 às 17h, exceto em feriados.